O que oferecemos?

Dentro de uma perspectiva inovadora, de uma educação de qualidade, com a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso de TÉCNICO EM ENFERMAGEM

A instituição prioriza a formação geral do educando. Tendo como referencial a legislação vigente, e no estado do Espírito Santo, a Res. CEE nº 3.777/2014, a escola define suas metas institucionais para o período de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional – 2020 a 2024, que estão delimitadas em seu cronograma de desenvolvimento institucional.

  • Curso Técnico em Enfermagem

    • Nível: Técnico.
    • Habilitação: Técnico em E
    • Carga Horária Oferecida no Currículo: 1800 horas (1200 horas de teoria + 600 horas de estágio curricular obrigatório).
    • Área: Ambiente, saúde.
    • Modalidade de Ensino: Presencial.
    • Regime de Matrícula: S
    • Tempo de duração mínimo: Três
    • Carga Horária Mínima para Diplomação: 75% em cada componente curricular, exceto estágio curricular obrigatório que é 100%.
    • Pontuação Mínima: 60% da nota distribuída por componente curricular e no estágio.
    • Número de Vagas Oferecidas: 38 vagas por
    • Número de Turmas: Quatro por
    • Turno de funcionamento:
    • Aulas teóricas: 19:00 horas às 22:40
    • Estágio curricular obrigatório: período diurno, sendo que o aluno deve ter disponibilidade para realizar o estágio no período matutino e/ou vespertino, por dois dias na semana no II período e, em ambos horários, por três dias na semana no III período.
    • Atividades complementares: 600 horas fora do horário de aulas ou estágio curricular obrigatório.
    • Local de funcionamento: Dependências da INSTIUIÇÃO parte Teórica sendo que o estágio curricular obrigatório será realizado EM HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE CONVENIADAS COM A ENFERTEC
    • Formas de Ingresso: Matrículas e pre-matrículas.
    • Requisitos de acesso ao curso: O acesso ao curso técnico em enfermagem far-se-á da seguinte forma:
    • Ter 18 anos completos;
    • Ter concluído o ensino médio;
    • A enfertec escola técnica de saúde, segundo o parecer cne no. 16/99 e resolução cne/ceb nº 4/99, poderá aproveitar etapas ou módulos oferecidos por outras escolas, desde que dentro do prazo limite de cinco anos. Mesmo que o curso tenha sido feito há mais de cinco anos, o artigo 41 da ldb permite a enfertec avaliar, reconhecer e certificar competências para prosseguimento ou conclusão de curso. Neste caso deve considerar a equivalência dos cursos, respeitadas as diretrizes e normas dos respectivos sistemas de
    • Para efetivar a matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Requerimento de matrícula; cédula de identidade (fotocópia); certidão de nascimento ou de casamento (fotocópia); documento que comprove a escolaridade mínima exigida (autenticada ou original); documento militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos (apresentação para anotações); título de eleitor, com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos (apresentação para anotações), 2 fotos ¾ atuais, comprovante de residencia e comrpovante de pagamento da primeira mensalidade e taxa de matricula.
    • Dias e horários de oferta: Os dias letivos serão ofertados conforme calendário aprovado pelo colegiado enfertec e da seguinte forma: as aulas serão de segunda a sexta-feira das 19:00 às 22:40 horas e alguns sábados letivos por quatro horas nos períodos matutinos ou vespertinos conforme necessidade e disponibilidade. No terceiro período do curso, haverá estágio curricular obrigatório, de segunda a sexta-feira, com horários nos períodos matutinos ou vespertinos, conforme escala prévia discutida com os discentes e também conforme necessidade do professor e/ou do campo de estágio, por um período de cinco ou seis horas diárias.
    • Ano de implantação do curso:
    • Descrição de diplomas a serem expedidos:
    • Ao concluir o curso o discente receberá o diploma de Ensino Profissionalizante do Ensino Médio de Técnico em Enfermagem.
  • Sobre o Curso

    A formação do Técnico de Enfermagem e demais profissionais de cursos profissionalizantes de Nível Médio da área de saúde da ENFERTEC tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

    – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

    – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo – efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

    – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; e de tecnologias de comunicação e informação;

    – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista os preceitos da lei do exercício profissional e a ética. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

    – Administração e gerenciamento: os profissionais de saúde de nível técnico devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração sob supervisão dos recursos físicos e materiais e de informação na equipe de saúde; e

    – Educação permanente: os profissionais de saúde devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação.

    A formação do Técnico em Enfermagem tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

    • Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos éticos do exercício profissional;
    • Identificar necessidades individuais e coletivas de saúde da população e fatores condicionantes e determinantes de doença, junto a equipe de saúde;
    • Intervir no processo de saúde-doença de acordo com as competências e habilidades adquiridas em sua formação, garantindo a qualidade da assistência nos diferentes níveis da atenção à saúde;
    • Prestar cuidados em saúde e de enfermagem a diferentes grupos da comunidade;
    • Estar apto para contribuir tecnicamente com a equipe de saúde e de enfermagem às diferentes demandas profissionais e serviços, públicos ou privados, bem como demanda dos usuários,
    • Implementar ações, procedimentos e estratégias de enfermagem sob supervisão da equipe de saúde ou do enfermeiro visando a qualidade e os impactos dos resultados;
    • Participar de projetos interdisciplinares e de pesquisa que objetivem a qualificação profissional;
    • Compreender e utilizar os códigos éticos, políticos e normativos da profissão como eixo condutor da prática profissional;
    • Participar de Conselhos de Saúde e organizações de classe deliberativas de movimentos sociais e políticos do sistema de saúde;
    • Reconhecer-se como membro do trabalho da equipe de enfermagem com compromisso respeitando os princípios científicos nas intervenções.
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